segunda-feira, 3 de junho de 2013

Troca dos limpadores de para-brisa



Na revisão de 10.000km feita no dia 13/04/2013 ficou pendente a troca dos braços e limpadores de para-brisa.

Como eu comentei aqui, os limpadores estavam bem silenciosos, mas o do lado do motorista estava deixando uma falha na limpeza no final do curso.

Na sexta-feira, dia 31/05/2013 eu recebi um telefonema da Ford Laguna avisando que os braços e limpadores tinham chegado. Agendei a substituição para o sábado dia 01/06/2013 às 10:00h.


Algumas pessoas estão relatando que trocaram os limpadores mas o problema de limpeza e em alguns casos trepidação ou barulho, não foi resolvido.
Não adianta trocar somente as borrachas dos limpadores, a Ford está trocando o conjunto completo: braços metálicos e palhetas dos limpadores.

Novos braços e palhetas instaladas e teste efetuado.
Limpeza perfeita e sem nenhum barulho ou trepidação.


A substituição foi rápida e mais uma vez fui muito bem atendido pelo consultor técnico Aldo. 
O mecânico ainda regulou o freio de mão, pois eu comentei que quando tirava o pé do freio estava ouvindo um chiado vindo das rodas traseiras. Tipo o barulho de um ferro raspando.

O freio de mão estava funcionando perfeitamente, mas ao acionar ele subia até ouvir seis cliques.
Creio que este é o limite do acionamento. Mais que isso tem que regular.
Agora o freio de mão está subindo até o segundo clique e o chiado que eu escutava ao tirar o pé do freio acabou!

No dia seguinte fiz uma pequena viagem de 80km de ida, mais 80km de volta de Maceió a Praia da Barra de Camaragibe.
Estrada asfaltada, mas com muitas curvas. 
Fica aqui, mais uma vez, minha impressão sobre o novo EcoSport: econômico (fiz 13,0km/l com gasolina, 5 pessoas a bordo e ar-condicionado ligado o tempo todo) e muito estável nas curvas.
Os únicos pecados são estes problemas recorrentes relatados aqui no blog e o acabamento que merecia mais atenção da Ford.

Funcionamento dos limpadores após a troca



33 comentários:

  1. Flávio, gostaria de saber se você consegue abastecer por completo o tanque de combustível, sem ficar "estourando" a mangueira do frentista o tempo todo. Também gostaria de saber se você considera confiável o marcador de combustível e o computador de bordo. Algumas versões anteriores da Eco tinham problemas com tudo isso. Obrigado.

    Cláudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio, até o meu EcoSport completar 4.000km o marcador nunca ficava no nível máximo quando eu abastecia o carro.

      O ponteiro ficava bem próximo, mas não chegava no máximo.
      Depois que passou dos 4.000km, quando eu completo o tanque o marcador até passa do máximo.
      Veja foto abaixo:
      http://imageshack.us/a/img827/6564/photofev08221646.jpg

      Detalhe: eu sempre abasteço o tanque somente até o primeiro disparo da bomba e peço para o frentista parar.

      Mas o ponteiro desce rapidinho.
      Com 15km rodados ele já sai do lugar.

      Mesmo assim eu considero o marcador preciso, pois na minha rotina diária um tanque dura 15 dias e no sétimo dia ele está exatamente na metade.

      Sempre abasteço quando a luz da reserva acende. No último abastecimento eu dei uma forçada (o que não é recomendável) só para testar a reserva. Deixei o carro ficar na reserva até o computador de bordo ficar marcando uma autonomia de 15km e então fui completar o tanque somente até o primeiro disparo da bomba.

      Foram 48,33 litros. Portanto tinha apenas 3,67 litros no tanque, o que certamente me fez crer que o computador de bordo está dentro dos limites da normalidade.

      Excluir
  2. Tenho uma Ecosport desde 04/01/2013, já trocou os braços e os limpadores, resolveu por uns 15 dias depois voltou a trepidar e chiar novamente, fazendo um barulho que incomoda muito.
    Procurei a ford da minha cidade e fui informado que não em nada a fazer.
    Índice de satisfação 0 a 10 = 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, certifique-se se os braços e as palhetas trocados foram do novo modelo, pois de nada adianta trocar pelo modelo antigo que em poucos dias o problema volta.

      Os braços e palhetas colocados no meu EcoSport já são do novo modelo. Olhando de dentro do carro você praticamente não ver. No antigo ficava muito aparente. Além do novo braço ter uma pressão muito maior.

      Veja foto no link abaixo. (carro de cima com novos braços, carro de baixo com braços do modelo antigo)
      http://imageshack.us/a/img198/8024/foto6yub.jpg

      Conheço algumas pessoas que fizeram a troca pelo novo modelo e já faz mais de 30 dias que está tudo perfeito.

      Em todo caso, daqui a 30 dias eu volto aqui para dizer se o problema foi definitivamente resolvido ou não.

      Excluir
    2. Eu desisti desses limpadores ineficientes de para brisa da Ecoport nova, faziam barulho e não limpavam até o final do vidro. Eu troquei por conta própria as hastes pelo modelo do Fit 2004/09. Deu 100% certo, funcionam, encaixam, cobrem todo o vidro do para brisa e não fazem mais barulho... ok, o modelo não é mais o original mas ninguem mais repara, o q reparavam era o limpador barulhento e o vidro mal limpado.

      Excluir
    3. Parece que finalmente a Ford está colocando um ponto final nessa novela dos limpadores de para-brisa.

      Foi emitido um boletim interno recomendando além da troca dos braços metálicos e das palhetas, a correção do ângulo de inclinação dos braços metálicos.

      Quem já trocou os braços metálicos e as palhetas e o problema de barulho ou falha na limpeza continua, deve procurar a concessionária e agendar o serviço de correção do ângulo de inclinação dos braços metálicos.

      O serviço é bem rápido. Mas para ser feito a concessionária tem que ter recebido o kit de arruelas e uma peça para medir o ângulo.

      Nem todas as concessionárias já receberam este kit.
      Portanto, antes de agendar se informe com o consultor técnico da concessionária se o kit já foi recebido.

      Conversei com proprietários do novo EcoSport que já fizeram este ajuste e eles falaram que o problema foi definitivamente resolvido.

      Abraços.

      Excluir
  3. Tenho um ecosport desde 20/09/2012, refiz diversas médias enchendo o tanque e conferindo com a km que já andei. Todas bateram 100% com o computador de bordo. na cidade 11.3km/l e em viagem 15.4 km/l. Posso dizer q o computador dela é 100% confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espetacular o consumo do seu EcoSport!
      Parabéns!
      O meu é praticamente da idade do seu.
      Peguei em 19/09/2012.

      Excluir
  4. Eu também estou tendo esse problema com os limpadores do pára-brisa dianteiro, já solicitei a substituição, estou aguardando a peça chegar. Outro problema é quando ligo o carro de manhã cedo (carro frio), quando acelero fica sem potência e dá um estouro no cano de descarga (como se fosse um fusca velho), o consumo do meu EcoSport 1.6 FreeStyle manual está em 9,6 km/l, sendo que utilizo o ar condicionado o tempo todo com 1 ou 2 passageiros 99% do tempo. Abaixo dos 10,2 km/l prometido pela Ford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está abastecendo o tanquinho para partida a frio?
      Mesmo morando no Nordeste, com clima muito quente, e usando somente gasolina eu estou abastecendo o tanquinho com gasolina aditivada.

      O sistema está usando a gasolina, pois em 4 meses já estava vazio!
      Até hoje eu não tive problema com partida.

      Excluir
  5. Bom Dia!
    Estou comprando uma ecoSport SE, mas estou na dúvida de qual cor?
    Estou entre Cinza e prata. qual cor vocês acham mais bonita?
    Claudimir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Claudimir!

      A cor prata eu acho que já está comum demais na rua. Você fala da Prata Enseada não é?
      Quanto a cor cinza, você se refere cor a Cinza Camburi?
      Se for Cinza Camburi ela é uma cor perolizada e portanto bem mais cara que a cor Prata Enseada que é metálica.

      Uma opção interessante é a cor Prata Riviera. Apesar do nome da cor ser Prata Riviera, ela não é prata. É um tom entre champanhe e bege.

      Meu antigo EcoSport era Prata Riviera. Gostei muito dessa cor. Só não comprei o atual dessa cor porque não queria repetir a cor no carro novo, mas o meu próximo Eco será Prata Riviera.
      Essa cor esconde muito a poeira mesmo depois de uma semana nem lavar o carro você praticamente não ver poeira nele.

      Segue abaixo o link com uma foto do novo EcoSport na cor Prata Riviera:
      http://imageshack.us/a/img706/6353/photojun01093112.jpg

      Excluir
    2. Tenho um Freestyle 2013 nessa cor. Acho que é a cor mais bonita dentre as poucas opções que a Ford oferece. Essa cor é antiga, mas no Novo EcoSport ficou com uma tonalidade toda especial. Todo mundo gosta do carro, acho que pela cor, e passado um ano a pintura está como nova. Realmente, às vezes fico dois meses sem lavar o carro e à exceção das partes pretas inferiores a lataria só se vê a sujeira quando chega-se muito próximo.

      Excluir
  6. Mais uma vez temos que agradecer a sua ajuda que tem sido muito grande nestes esclarecimentos.
    Levarei meu Ecosport amanhã para trocar novamente braços e limpadores.
    Desta vez ficarei atento ao modelo que instalarão, graças ao seu blog.

    Obrigado!!!

    Aproposito, comprei a capa do estepe, ficou nota 10!!!
    Deixou o carro com um visual bem mais limpo, mas em perder a esportividade.
    Acho que a Ford Brasil não vende a capa rígida integral, porque reconhecerá que estava errada, quando insistiram em manter o estepe do lado de fora.

    ResponderExcluir
  7. Dei uma olhada melhor e pude constatar que o modelo de braços e limpadores já são os novos.
    Vamos ver o que a Ford resolve amanhã!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde.

    Tenho uma Ecosport 2012/2013 com 9300km rodados. O carro faz muito barulho, o limpador não funciona e as molas dianteiras parecem de carro velho (muito velho).

    Já trocaram mais de 5 vezes o limpador e as molas e não resolveu. Eu fico sem carro no mínimo uma vez por semana nestes últimos meses e não arrumaram. Ligo para o 0800 da FORD e não me auxiliam nem resolvem nada.

    Mandam pesquisa por e-mail, respondo reclamando e deixo o carro denovo. A outra pesquisa vem toda diferente, nem pergunta se estou satisfeito ou se o problema foi resolvido.

    É um absurdo o que a FORD está fazendo. O carro foi desenvolvido na Bahia e é exportado para o mundo todo, vai desmoralizar nós engenheiros mecânicos do Brasil! Sem contar que já estão lançando linha 2014 sem fazer a 2013 funcionar legal!

    NUNCA MAIS compro um carro da FORD!

    ResponderExcluir
  9. Este assunto da palheta dos limpadores na minha ecosport que, diga-se de passagem, seu eu pudesse devolver eu devolveria, surgiu um outro problema e alerto a todos sobre o assunto: Depois de uma troca que não resolveu e depois o tal de "Kit" com as arruelas que também não resolveu, apareceu no vidro riscos logo na saída do limpador. O resto do vidro está bem mas na saída eu notei um monte de riscos. Vejam o de vocês.

    ResponderExcluir
  10. Estou com problemas no limpador também....
    Agendei uma visita na prox quinta para uma análise...
    O cara da concessionária falou que a garantia não cobria...e eu já comecei a bater boca c ele logo de cara.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei de Murph eh uma droga mesmo.....
      Fui lá na CC na hora do almoço e o cara testou...testou...testou..e nada da porcaria do limpador emperrar....Fiquei com cara de tonto e fui embora....
      No final daquele mesmo dia...ao sair do trabalho...peguei AQUELA chuva...e adivinha! A maldita palheta emperrando sem dó!
      Dei uma olhada esses dias no forum da ecosport e vi um prodecimento lá que orienta a ajustar o angulo de ataque das palhetas, medi aqui em casa e ta tudo nos conformes....
      Resolvi passar um pouco de vaselina solida na palheta pra testar...acabei com o reservatorio de agua fazendo testes e não notei travamentos....bom...vamos ver daqui pra frente :/

      Excluir
    2. Boa noite, Fernando!

      Comigo foi o porta-óculos que as vezes não fechava na primeira tentativa e também não abria na primeira tentativa.

      Na concessionária o rapaz abriu e fechou 10 vezes e funcionou perfeitamente.

      Mesmo assim ele acreditou na minha palavra e pediu um novo.

      Abraços.

      Excluir
  11. Prezados,

    Tenho uma Ecosport Freestyle 1.6 2013/2014, adquirida em dezembro de 2014. Está com pouco mais de cinco meses de uso e 8 mil km rodados. Estou super satisfeito com o carro: conforto, economia, design, estabilidade. Só estava embaçando muito na época das chuvas, mesmo com ar ligado. Agora que as chuvas passaram aqui em Brasília, não posso mais avaliar. Mas um problema recente que tenho percebido é que o carro está pulando e trepidando um pouco. Não é na direção, é o carro mesmo "balançando, tipo chacoalhando" no asfalto. Alguém teve esse problema? Ainda não balanceie nem alinhei (não parece desalinhado). Será o balanceamento ou pode ser algo na suspensão? a Ford tem coberto este tipo de problema na primeira revisão por conta da garantia ou o cliente tem que pagar?

    Um abraço e parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, boa noite!

      Com quantos quilômetros seu carro já esta?
      Seria interessante verificar a calibragem dos pneus (o recomendado no manual são 30 libras nos quatro) e também verificar a questão do alinhamento e do balanceamento dos pneus.

      Eu fiz alinhamento e balanceamento aos 10.000km e agora o carro está com 18.500, ou seja, falta 1.500 km para novamente fazer alinhamento e balanceamento.

      Abraços.

      Excluir
  12. Prezados, já fui na concessionária, Revisa situada em Salavdor/Ba, 04 (quatro) vezes efetuar a correção do barulho do limpador de para-brisas dianteiro e/ou de não está limpando ou removendo a água da forma correta. Inclusive, já fui informado que os braços do limpador ja foram substituídos, sendo que da ultima vez que estive na CA, 18/07/2014, foram trocadas as paletas, alegando que o problema era os seus desgastes.

    ResponderExcluir
  13. Minha eco 14/14 tem o mesmo problema, desde a primeira semana da compra. Na concessionaria so fazem ajustes no braço e nunca resolve.
    Fora o problema novo agora de trepidacao do cambio automatico powershift, que tambem nao resolvem, vem com aquela conversa de reprogramacao da central. Lamentavel.
    Vou tentar o que o amigo acima falou, colocar uma palheta do Fit, ja que na Ford ninguem consegue resolver (nem pelo SAC diga-se de passagem).

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, senhores! Adquiri uma Ecosport Titanium Plus (12/13) a duas semanas, e estou com o mesmo problema na limpeza do meu parabrisa, no final do curso o limpador não faz o "serviço correto" deixando uma grande invisibilidade para o motorista. Gostaria de saber se a troca é feita de forma gratuita pela Ford. Aliás, estou no aguardo do Recall das maçanetas, pois infelizmente meu veículo está entre os chassis envolvidos.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, senhores! Adquiri uma Ecosport Titanium Plus (12/13) a duas semanas, e estou com o mesmo problema na limpeza do meu parabrisa, no final do curso o limpador não faz o "serviço correto" deixando uma grande invisibilidade para o motorista. Gostaria de saber se a troca é feita de forma gratuita pela Ford. Aliás, estou no aguardo do Recall das maçanetas, pois infelizmente meu veículo está entre os chassis envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema. Você conseguiu resolver o seu?

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema! Você conseguiu resolver o seu??

      Excluir
  16. Tenho um Novo Ecosport 2013 tenho mesmo problema,aparentemente sem solução

    ResponderExcluir
  17. comprei um ecoesport 2012--2013, comprei em uma concessionaria da suzuk que pegou em troca , paguei quase 60.000,00 não vi na hora , mas estava com os discos de freio estourado com as pastilhas no ferro, dentro de 08 dias a bomba de gasolina estourou , fiquei na rua tive que rebocar,está bebendo demais , dando na cidade apenas 4.5 por litro , o mecanico disse que são os bicos que estão vasando, os primeiros serviços a cons. pagau agoar estar endurecendo apra consertar isso , quanto as paletas desde quando comprei do lado do passageiro fica cheio dágua. encomendei um par pela a internet.

    alguem sabe porque o carro está consumindo tanto? apenas 4.5 por litro se é os bicos mesmo ou não. obs: mas estou gostando do carro acho confortável. por gentileza quanto ao consumo o moço bacana do blog pode me responder por e-mail ? pedrogeraldofs@yahoo.com.br muito grato. é porque não sei mexer muito com computador quando sair daqui não sei voltar para ver a resposta grato

    ResponderExcluir
  18. meu ecosport 2014, a bateria enfraqueceu apos 2 anos e 20 dias, tive que comprar outra,os vidros do passageiro de vez em quando nao sobe quando aperta o alarme, segundo a consessionaria o poblema e na centralina e nao tem garantia, os limpadores nao limpam direito faz tempo, segundo a fabrica, trata-se de produto de desgaste natural e nao tem garantia, estou insastifeito quanto a qualidade do carro

    ResponderExcluir
  19. Olá, para aumentar a repercussão, eu também tenho esses problemas do limpador na ecosport 2012/2013. Na mesma época dos 10000 km relatei e foi trocado as hastes na garantia. No final de dezembro 2015 troquei as palhetas e notei que no final do curso fica uma meia lua sem limpar o vidro. Diria que 20% fica sem limpar. Conversando com um amigo que tem uma ecosport 2014, ele relatou o mesmo problema e ainda disse que houve um erro de projeto do para brisa e que não tem palheta que resolva, disse que a Ford alterou o formato do para brisa nas versões mais recentes. Concluindo, se foi isso mesmo, a primeira fornada tem um problema que não vai ser nunca resolvido.

    ResponderExcluir
  20. Creio que o que foi relatado é um problema de fabricação, eu tenho um 2014 com os mesmos problemas, e acho que deveriam fazer um recal , tanto do limpador como os freios que fazem barulho de carroça.
    Seria o mais sensato.

    ResponderExcluir